0

CLARABOIÁ – O QUE É DICAS DE MODELOS E PREÇO

CLARABOIA – O QUE É DICAS DE MODELOS E PREÇO

O que é uma Clarabóia? Abertura no teto da construção, fechada por caixilho com vidro ou outro material transparente, para iluminar o interior. 

É uma abertura no alto das edificações destinada a permitir a entrada de luz ou a passagem de ventilação. Em algumas construções, notadamente o Panteão de Roma, a existência de uma clarabóia tem a função de aliviar o peso da cúpula.

Podem ser de diversos formatos, desde um óculo circular a, modernamente, um dispositivo envidraçado ou um pequeno domo de plástico semitransparente sobre a passagem na laje superior da construção, que permite a iluminação e ventilação de cômodos situados no interior, e por isso impossibilitados de possuir janelas comuns.

Dicas de Clarabóias: Elas são  indicadas para ambientes onde se deseja aproveitar a iluminação natural, sem o uso de energia elétrica. Vários projetos modernos utilizam este elemento que além de bonito, ainda possibilita melhorar a claridade em cômodos residenciais. Não importa o cômodo a ser escolhida, a claraboia pode ser instalado em qualquer um, quarto, banheiro, cozinha, ou jardim, a inclusão garantirá uma decoração moderna e de bom gosto. É importante escolher um material de qualidade, resistente e que não ceda pela ação do sol, pesquise por vidros temperados, jateados, laminados e leitosos.  Lembre-se de pedir ao arquiteto que inclua no projeto para que se construa considerando a abertura no teto do ambiente desejado. A instalação feita pós-obra pode ser delicada, pois poderá abalar as estruturas da construção, o que irá favorecer o aparecimento de problemas.

Modelos de Clarabóias: Existem as clarabóias tubulares (túneis de luz), vale ressaltar que esse tipo não favorece a ventilação ou vista, no entanto são boas maneiras de se garantir a entrada de luz no ambiente e sem as conseqüências dos outros tipos.

O policarbonato é um material muito utilizado em clarabóias plástico – acrílicas, o grande problema é que favoreciam o amarele-cimento através da ação do tempo. Já os novos modelos em policarbonato-aerogel são muito eficientes e evitam os problemas de superaquecimento e excesso de luz.

Dê preferência às clarabóias com coeficiente de ganhos solar abaixo de 0,3, no caso da escolha do material ser o vidro. No Brasil ou Portugal esse índice é algo vantajoso, tal como um baixo fator U de modo a evitar perdas de calor no inverno.

No projeto, considere com cuidado o seu posicionamento. Pesquise mais sobre as clarabóias de policarbonato-aerogel; elas são muito mais eficientes do que as de vidro ou plástico.

 

Preços: Os preços dependem muito da ambição para o projeto e também do material que você escolher

No Brasil será difícil encontrar clarabóias em vidro a preços inferiores a R$400, para os tamanhos do (45 cm x 45 cm) com abertura manual, lateral ou projetante, mesmo para os tamanhos mais modestos.

Há que não que esquecer que os preços das clarabóias em vidro variam em função de fatores como a instalação e as dimensões da clarabóia, mas também de fatores como a abertura ou não (para efeitos de ventilação), o tipo de abertura (elétrica, manual, comandada…), isolamento, características dos painéis de vidro e materiais de enchimento dos painéis.

Evite claraboias de vidro baratas de fabricantes desconhecidos, mesmo que a diferença de preço em relação a outros fabricantes seja significativa (o que normalmente não acontece). Se pretender uma claraboia muito mais barata do que os preços referidos acima, é preferível optar por claraboiá plástica/domo de policarbonato ou acrílica. Mãos a obra ao projeto claraboias.

Então se você gosta da luz natural em seu ambiente, pesquise bastante, faça um ótimo projeto e coloque o melhor!

Pense que o barato acaba saindo caro. Faça o melhor para seu lar!

Deborah Larissa

noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *