1

Comidas de Festa Junina- As mais tradicionais

Comidas de Festa Junina- As mais tradicionais: Também conhecidas como comidas de festa junina, as comidas típicas de São João são uma delícia e muita gente espera essa data comemorativa aqui no Brasil para saborear cada uma delas. Essa festa é comemorada geralmente em junho ou julho e cercada de tradições como a quadrilha, pratos o pé de moleque, pamonha e milho cozido além das bebidas como quentão, caldo e muito mais.

 

Essa festa da cultura popular brasileira  foi trazida pelos portugueses que “colonizaram” a terra tupiniquim e com o passar dos séculos foi sendo melhorada, mais o importante é que é uma comemoração realizada em todo Brasil, claro com suas singularidades de cada região.

 

COMIDAS-TIPICAS-DE-SAO-JOAO

 Festa Junina Comidas Típicas

 

Pode ser destacado como os principais alimentos cereais como milho, arroz, amendoim, ou seja são base de grande parte das receitas destas comidas deliciosas tanto doces quanto salgadas. Realizada também em muitas quermesses de igrejas e organizações privadas ou não. Além da comida esses eventos possui muitas brincadeiras como cadeia do amor, pescaria, argola e  músicas sertanejas ou da roça.

 

Comidas Típicas de Festa Junina

 

Veja lista dessas delícias e se inspire para fazer ou comer em sua próxima festa junina:

 

  • Comidas típicas de São João:

Arroz Doce, amendoim salgado, amendoim doce, amendoim com chocolate, Biscoito de Polvilho, Bolo de Milho Verde, Baba de moça, Batata Doce Assada, bolo de cenoura, Broa de Fubá, Bom-bocado,  bolinho de mandioca, bolo de amendoim, Canjica, Cajuzinho, Cocada, Cuzcuz, Doce de batata-doce, doce de leite, Doce de Abóbora, Maria-mole,  Milho cozido, Maça do amor, Pé de moleque, Pamonha, Pastel Junino, Pinhão, Paçoca, Pipoca, Quindim, Quebra Queixo, Suco de milho verde, Suspiro, Mingau ou Curau.

 

  • Bebidas típicas de São João:

Quentão, Vinho, Caldo de Galinha, Caldo de feijão, Vaca atolada.

 

Receitas Deliciosas de Festa Junina

Maça do Amor

Ingredientes:

  • 1 kg de açúcar
  • 500 ml de água
  • 1 colher (sopa) de vinagre
  • corante vermelho (pó ou líquido)
  • 12 maçãs (pequena/média)
  • palitos de sorvete

 

Para a calda:

Coloque todos os ingredientes na panela e misture segurando nas asas dela e NUNCA com uma colher, pois pode açucarar. Até a fervura, pode usar fogo alto, quando ferver, mude para médio e mantenha por aproximadamente 25 minutos.

Como a calda endurece rápido, então mergulhe a maça na calda e já coloque na forma, fazendo uma pressão para que ela fique com a forma amassada. Agora basta aguardar e saborear.

 

Modo de preparo:

Primeiramente lave as maças e as seque, em seguida espete todas elas e coloque em uma forma que pode ser de bolo mesmo.

 

maca-do-amor

 

Milho Cozido

 

Ingredientes:

 

  • Espigas de milho descascadas
  • Sal a gosto

 

Modo de preparo: Escolha uma panela grande de modo que as espigas fiquem bem acomodadas, se quiser pode partir todas elas no meio. Então aguarde por uns 10 minutos e pronto.

 

milho-cozido

 

Pé de Moleque

 

Ingredientes:

  • 500 g de amendoim
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 lata de leite condensado

 

Modo de preparo:

Após torrado e descascado o amendoim, coloque na panela e acrescente o açúcar e o leite condensado. Em seguida leve ao forno e comece a mexer até desgrudar da panela. O próximo passo é bem simples, unte uma forma com óleo e despeje a mistura para assim cortar em quadrados.

 

pe-de-moleque

 

Canjicada

canjicada

 

 

Saiba mais

 

Boa festa!!!

Carlos Bonner

One Comment

  1. Uma bebida típica muito conhecida no Nordeste é o Aluar. Alguns ingredientes: Água, pão frances , rapadura, gengibre, cravo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *