0

COMO REDIGIR UM OFÍCIO- MODELO DE OFÍCIO SIMPLES

COMO REDIGIR UM OFÍCIO- MODELO DE OFÍCIO SIMPLES

O Ofício é basicamente uma carta de caráter oficial geralmente destinada e enviada a um órgão público, esse documento é semelhante a um memorando de caráter oficial de alguma instituição. Para redigir um ofício é necessário seguir alguns padrões básicos para que o mesmo acompanhe o caráter formal que deve ser passado num ofício. Para facilitar você que necessita fazer um ofício simples, resolvemos dar uma base para que você possa entender e redigir de forma clara e objetiva.

MODELO

Não tem modo mais simples de se aprender a fazer algo do que seguindo um modelo pré-fixado. Por isso, separamos um exemplo de carta ofício. Altere os dados informados ente parênteses e preencha as lacunas para ter o seu ofício.

 

 

Ofício de Solicitação

 

Ofício nº ___/___

 

Senhor (nome da pessoa que vai recebê-lo)

(ocupação)

 

(empresa ou órgão)

 

Eu, (nome), brasileiro, (estado civil), (profissão), inscrito no CPF sob o nº (informar), residente e domiciliado à (informar cidade), sirvo-me do presente para solicitar a Vossa Excelência (descreva sua solicitação) com a finalidade de (descrever o fim a que se deve o pedido).

 

Limitado ao exposto, fique com meus votos de estima e consideração.

 

____________________________________________________

 

(localidade), (dia) de (mês) de (ano)

 

___________________________________________________

 

(assinatura)

 

(seu nome)

 

_________________________________________________

 

(Endereço do destinatário)

 

Os tipos de ofício mais comuns são:

 

Oficio de solicitação: Documento com demandas de providências, de informações, de materiais ou proposta de acordo, entre outros fins sobre temas diversos. Pode servir para renegociação de débitos tributários a mudanças cadastrais. O foco é o pedido que você ou sua empresa vai apresentar ao órgão público em questão.

Ofício de comunicação: Correspondência de caráter meramente informativo, como informar a quitação de um débito, a solução de um problema previamente notificado ou formalizar algum tipo de medida adotada.

Oficio de pedido ou requerimento: Semelhante ao de solicitação segue modelos mais padronizados conforme o caso. O requerimento costuma envolver temas e formatos específicos.

Ofício jurídico: Documento destinado ao poder Judiciário, como tribunais de Justiça, Ministério Público ou mesmo advogados ou representantes legais de outra parte (o advogado de outra pessoa). Neste último caso, trata-se de uma correspondência extrajudicial.

Ofício para pedir patrocínio: Correspondência dedicada a solicitar aporte de recursos a um projeto, evento ou ação.

Como fazer um ofício: modelos

Se você precisa fazer um ofício, provavelmente está reagindo a um pedido ou exigência formal. Se possível, busque informações sobre requisitos e necessidades específicas. Para determinados tipos de solicitação, você vai precisar informar os dados cadastrais da empresa (como razão social, CNPJ, endereço etc.). Em outros casos, é importante constar dados pessoais (como RG, CPF, profissão, nacionalidade e naturalidade, endereço etc.). Por vezes, ainda é necessário usar termos específicos, para identificar mais claramente o tipo de demanda, já que os documentos recebidos oficialmente costumam ser anexados a processos internos, que ficam arquivados e seguem normas pré-definidas.

 

No modelo apresentado a seguir, usamos uma fórmula genérica, com alguns campos a preencher. Considere a possibilidade de usar papel timbrado, se sua empresa tiver um, com a marca e o nome.

Tipo de ofício: de Solicitação, de Comunicação, de Requerimento, Jurídico etc.

Número do ofício: Uma empresa, mesmo pequena, pode precisar emitir um número grande de ofícios por ano. Controlar a numeração e a emissão dos ofícios pode ser feito em um caderno de papel, bem guardado, ou em um documento no computador, por exemplo.

Destinatário: Inclua o nome do destinatário do ofício. Em linhas separadas e imediatamente abaixo, inclua o cargo (por exemplo: “Diretor do Departamento”, ou “Coordenador de Setor” ou “Gerente geral”) e o nome da empresa ou instituição.

Assunto: A exemplo do que é usado em um e-mail, pode ser interessante incluir uma linha com o tema tratado. Quanto mais específico, descritivo e claro você for melhor.

Fórmula de tratamento: Antecedido por uma forma de tratamento, inclua o cargo do destinatário, já que um ofício costuma ser encaminhado a alguém por causa do posto que ocupe — não é um documento pessoal, mas profissional ou protocolar (como “Prezado Senhor Diretor”, “Cara senhora Secretária-Executiva”, “Ilmo. Senhor Administrador Regional”).

Conteúdo do ofício: Nesta parte do documento, você vai se identificar e explicar o que precisa. É comum iniciar a correspondência com uma estrutura comum também em contratos, citando seu nome, nacionalidade, estado civil, profissão, número de documentos (como CPF e RG) e endereço, entre outros. A seguir, você inclui sua demanda ou comunicado.

Saudação e despedida: Para encerrar, aposte em fórmulas como “Atenciosamente”, ou “Limitado ao exposto, fique com meus votos de estima e consideração”, ou “Seguro de ter o pedido acolhido, agradeço a atenção desde já”.

Local e data: Antes de assinar, inclua a cidade onde está e a data.

Assinatura: A assinatura é praxe em ofícios, como forma de tornar o documento único.

Identificação: Abaixo de sua assinatura, inclua seu nome completo, cargo e instituição (se for o caso, como: “Sócio-diretor da empresa […..]” ou “Fundador da [….]” etc.)

Seu endereço: Independentemente de seu ofício ter sido enviado pelos Correios (com endereço do remetente no envelope) ou entregue pessoalmente, em mãos, é útil posicionar seu endereço ou meios de contato para facilitar o prosseguimento de sua demanda, reunindo todas as informações em um único documento.

Assim como no caso de comunicados internos ou memorandos, você provavelmente usará um editor de textos no computador para elaborar o documento. Nesse caso, uma dica é usar os recursos de formatação e espaçamento entre linhas e parágrafos para obter o melhor aproveitamento possível da folha. Softwares como Microsoft Word, LibreOffice, OpenOffice, Zoho ou Google Docs possuem recursos e até modelos para facilitar essa tarefa.

OFÍCIO DE [tipo de ofício]

Ofício nº ___/___

 

[localidade], [dia] de [mês] de [ano]

 

A/C sr.(sra.)  [nome da pessoa que vai recebê-lo]

[cargo ou função do destinatário]

[empresa ou órgão do destinatário]

 

Assunto: [Tema sobre o qual você irá tratar]

 

Caro(a) sr.(sra.) [cargo ou função do destinatário],

 

Considerando [descreva a situação e os motivos que contextualizam ou embasam sua demanda], solicito atenção e providências relacionadas a [detalhes de sua solicitação e a finalidade pretendida].

 

[Saudação e despedida],

 

[assinatura]

[seu nome]

 

Espero que tenha ajudado!

 

Deborah Larissa

noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *