0

GORDURAS BOAS E RUINS – DICAS

GORDURAS BOAS E RUINS – DICAS

Você de ouviu falar de gorduras boas e ruins? Gorduras trans e o colesterol bom chamado HDL e o colesterol ruim chamado LDL.

Essas gorduras são lipoproteínas que transportam o colesterol no sangue. O colesterol é um tipo de gordura produzida pelo fígado, presente em todas as células do corpo e que exerce importantes funções no organismo. Essas lipoproteínas HDL e LDL, ou seja, gorduras boas e ruins ligam-se ao colesterol para que possam ser transportado pela corrente sanguínea, onde sua consistência da gordura não lhe permite ser dissolvido pelo sangue.

 

Gordura boa HDL – São lipoproteínas de alta densidade, também conhecido como “bom colesterol. Tem como função, absorver os cristais de colesterol que são depositados nas artérias, removendo-o das artérias e transportando-o de volta ao fígado para ser eliminado. A gordura boa HDL, auxilia na redução de placas nos vasos sanguíneos e menos placas resultam,  na diminuição de ocorrências de hipertensão arterial, infarto e derrame cerebral.são ótimas aliadas na manutenção celular, no desenvolvimento cerebral, e na resistência ao aquecimento quando falamos de células.São divididas também  em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas.

As poli-insaturadas são bastante ricas em ômegas  3 e 6, o que auxilia diretamente na proteção ao coração e também na redução de risco de doenças inflamatórias e de alguns tipos de câncer, como o de próstata.

Quando os níveis de gorduras boas (HDL) estão elevados, o colesterol pode se tornar benéfico, reduzindo o risco de doenças do coração.

 

Valores de Referência

 

HDL (colesterol bom) é aconselhável que o valor seja igual ou superior a 60 MG/dl. O valor é considerado baixo se for inferior a 40 MG/dl no caso dos homens e 50 MG/dl nos casos das mulheres.

 

Alimentos saudáveis com colesterol bom HDL –

As azeitonas;

Azeite de oliva extra-virgem prensado a frio;

Abacate;

Amendoim e pasta de amendoim integral;

Castanhas (avelã, amêndoas, caju, pistache, sem açúcar nérs);

Nozes e sementes (gergelim, abóbora e girassol);

Gordura animal (carnes de todo tipo, bacon de qualidade);

Ovos;

Manteiga, iogurte natural integral ou caseiro, queijos de todo tipo menos os processados;

Coco, leite de coco, óleo de coco;

Óleo de palma e macadâmia.

 

Gordura ruim LDL – Também chamado de mau colesterol. É uma lipoproteína de baixa densidade. O LDL ou gordura ruim transporta o colesterol do fígado até as células dos tecidos e favorece o seu acúmulo nas paredes internas das artérias, diminuindo o fluxo do sangue, estando diretamente relacionado a doenças cardíacas. Podem aumentar o risco de diabetes tipo 2 , aquela em que o organismo não produz insulina suficiente para manter um nível de glicose normal.

As gorduras trans são, na verdade, óleos vegetais que passam por um processo de hidrogenação para transformar esses óleos líquidos em gorduras sólidas.

 

Valores de Referência

 

Colesterol ruim (LDL), a sua concentração no sangue deve ser menor do que 100 MG/dl. Valores entre 160 e 189 MG/dl são considerados altos e maiores que 190 MG/dl são considerados muito altos.

 

 

Alimentos ruins, para o aumento do colesterol LDL.

Tortas e bolos industrializados;

Queijo ralado;

Queijos frescos e industrializados;

Leite integral;

Alimentos fritos;

Pipoca de micro-ondas;

Biscoitos recheados;

Bebidas cremosas;

Sorvete cremoso;

Margarina;

Empadas e empadão;

Macarrão instantâneo;

Cookies;

Batata frita;

Refeições congeladas;

Chips de batata frita, e muitos outros que não dá para citar.

 

Cuide da sua saúde, é o único bem que você tem de verdade!

 

Deborah Larissa

noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *