0

GRADUAÇÃO EM GASTRONOMIA CULINÁRIA SENAC SP 2018

GRADUAÇÃO EM GASTRONOMIA CULINÁRIA SENAC SP 2018

Qualquer alimento, independente do cuidado com que é preparado, alimenta e nutre, portanto, cumpre uma função. Quando se prepara o alimento com arte, transforma-se o que era apenas alimento para o corpo em experiência estética, prazer e alimento para o espírito! Aí está a gastronomia! A forma, textura, sabor, aroma, cores, temperatura e outros pormenores do alimento compõem-se um conjunto harmonioso que oferece a quem o prova, além de alimentar-se, a experiência do belo e do sensorial. Por meio das mudanças sociais, o papel da alimentação se inverteu. Observamos hoje uma valorização dos alimentos, tanto na maneira de fazê-los como na forma de consumi-los. Também percebemos que todo país e região têm a sua culinária específica, com suas influências culturais e ingredientes típicos. No Brasil, de Norte a Sul, cada cultura dispõe de uma vasta combinação de insumos e hábitos alimentares. O curso no SENAI você terá a oportunidade de estudar e conhecer a importância da gastronomia e sua relação com restaurantes e bares. A disciplina tem como objetivo proporcionar ao estudante conhecimentos sobre gastronomia: definição, aplicação prática, tendências, regionalização e enriquecimento cultural.

Alimentação: Conjunto de ingredientes in natura ou industrializados que servem de fonte de nutrição para as pessoas. Está ligada à pecuária, agricultura, indústrias de alimentos, mercados e feiras.

Cozinha / Culinária: Termos similares que designam o conjunto de utensílios, ingredientes, e pratos característicos de um país ou de uma região. Ambos os termos também dizem respeito à forma de preparar os alimentos, com práticas e técnicas específicas.

Gastronomia: É uma arte ou ciência que exige conhecimento e técnica de quem a executa e formação do paladar de quem a aprecia. Os cinco sentidos são solicitados em sua completude durante o consumo gastronômico. A gastronomia existe porque além da necessidade de se alimentar, o homem é um animal estético e, sobretudo, um ser social vivendo em comunidade. A Palavra “gastronomia” foi criada por Arquestratus no século IV a.C., pesquisador dos prazeres da mesa, originária dos termos gregos gaster (estômago) e nomo (lei), cuja tradução literal é “as leis do estômago”. O termo adquiriu um caráter mais abrangente no século XVIII, com BrillatSavarin, um estudioso francês, amante da boa mesa. Brillat-Savarin, apelidado de “O Filósofo Gourmet” dizia que Gastronomia é estilo de vida, o resumo do mundo. É a diferença entre o prazer de comer e o prazer da mesa.

Curso no SENAC/PRONATEC

Tecnologia em Gastronomia

Duração: 2 anos

O curso superior de Tecnologia em Gastronomia tem como objetivo, propiciar ao aluno o desenvolvimento de competências, para atuar na produção culinária, bem como na operação e gestão de empreendimentos de diversificados de alimentação, considerando os aspectos culturais, econômicos, éticos, ambientais e sociais do contexto no qual estão inseridos, e aplicando conceitos de sustentabilidade e saúde na atuação profissional.

Para tanto, serão desenvolvidas habilidades técnicas de preparo e serviços de alimentos e bebidas, levando em conta as boas práticas de manipulação de alimentos e utilização consciente dos recursos disponíveis, em espaços e situações que lhes permitam vivenciar experiências reais, aproximando-os da realidade do mercado de trabalho.

O curso ainda estimulará a atitude empreendedora, no sentido de identificar oportunidades de negócios e possibilidades de atuação profissional, a percepção abrangente e crítica da realidade do mercado gastronômico, identificando suas necessidades e tendências, desenvolvendo o espírito investigativo.

 

Qualquer duvida, entre no site: http://www.sp.senac.br

SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – CNPJ: [consulte as unidades] ou pelo Fale Conosco

Informações: 4090-1030 para capitais e regiões metropolitanas e 0800-883-2000 para demais regiões

 

Deborah Larissa

 

 

noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *